Pesquisar no site


Crítica: Harry Potter e o Enigma do Príncipe

14/03/2010 12:00

 

Crítica: Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Por: Luan Pessoa

                                        

A saga do bruxinho mais rico do cinema está chegando ao fim

 

Harry Potter cresceu. Disso ninguém duvida. A saga está chegando ao fim. Mais parece que vai piorando a situação para o garoto. Ele já perdeu a família dele toda. Menos os tios. Ele pegou a Cho Chang, foi traído por ela. O vampiro ex-bruxo já pegou a garota dele. E por aí vai.

 

Se você acha que agora, nessa altura do campeonato, isso vai parar um pouco, se enganou completamente. Harry Potter e o Enigma do Príncipe é de longe o mais “leve” da série mesmo pegando a classificação aqui no Brasil de 12 anos por causa de: agressão física, sofrimento de vítima e presença de sangue. Claro que é ridícula essa classificação. Mas essa não é a questão.

 

No filme, o mundo dos trouxas está sendo invadido por Comensais da morte, Harry está no seu 6º e penúltimo ano em Hogwarts. E o amor está no ar.

 

O filme está muito mais leve, deixando de lado um pouco o clima sombrio, sem se esquecer da urgência desses tempos finais da saga.

 

Eu tenho um caso de amor e ódio com esse filme. Como fã dos livros eu acho uma bosta porque eles mudam acontecimentos, tiram coisas que seriam importantes no capítulo seguinte. E como fã de cinema, eu gosto dele acho que ele equilibra bem o clima sombrio e o lado leve e romântico, assim por dizer. Tom Felton que faz Draco Malfoy carrega o lado dramático - sombrio - importante do filme. Mas o contra que toma conta do lado fã do livro e fã de cinema é que no filme não acontece nada, a batalha final do livro não acontece, o filme nos leva a um clímax para algo que segundo o diretor foi transferido para as duas últimas partes da saga.

 

Vamos ver se vai valer a pena esse filme ser um clímax infinito que nos leva a um fade - in

 

 

Nota: 3/5

PS: Eu dou 3 porque eu não posso dar 3.5 pelo motivo que eu não quero dar 4, mas não quero dar 3